Ou melhor, começando pelo básico: você sabe o que é WordPress?
A definição do Wikipedia para defini-lo é a seguinte:
WordPress é um CMS de gerenciamento de conteúdo para web, escrito em PHP com banco de dados MySQL, voltado principalmente para a criação de blogs via web. Essa é uma das ferramentas mais famosas na criação de blogs disputando diretamente com o serviço do Google chamado Blogger. No entanto, o WordPress é adotado por aqueles que queiram um blog mais profissional e com maiores recursos diferenciais.
Na descrição acima, você se depara com outro termo técnico, que seria o CMS. Um CMS (Content Management System) é uma plataforma que permite gerir criar sites e gerir o seu conteúdo de uma forma amigável, não sendo necessários conhecimentos de programação.
Bom, agora deixando os termos técnicos de lado, vocês precisam saber que:
WordPress é vida!
Ele foi desenvolvido para que a criação de Blogs fosse feita de forma mais fácil e MUITO mais profissional. O gerenciamento do conteúdo é feito de forma muito intuitiva, e o resultado é mais amigável tanto para o visitante quanto para um motor de busca como o Google. Ou seja, sites desenvolvidos em WordPress tem uma “facilidade” em ter um posicionamento melhor nos resultados de busca do Google e outros sites de busca (lembrando que o SEO nesses dias depende de vários detalhes).
Mas ainda que ela tenho criado com esse propósito, por ser Open Source (ferramenta aberta onde desenvolvedores do mundo todo podem contribuir para a melhoria do projeto), ele ganhou inúmeras funções, sendo utilizado hoje em dia não apenas para a postagens de artigos e notícias, mas também para Portfolios (como o meu 😀), página de apresentação e divulgação de produtos / marcas e até para E-commerce (lojas virtuais)!
MAS NÃO É SÓ ISSO!
Para facilitar a implementação de ferramentas personalizadas no site (muitas vezes, firulas apenas), o WordPress conta com uma extensa biblioteca de plugins. Ou seja, se você quer um contador de visitas no site, quer que ele mostre as fotos do seu perfil do Instagram ou as postagens do seu Twitter, apenas instale um plugin, ative e pronto! Simples, não?
Um dos maiores trunfos do WordPress também é a possibilidade de customização da aparência do site, feita através dos famosos Temas (ou themes), e é aqui que a brincadeira fica interessante!
Desde os temas livres e mais simples até os pagos e mais complexos, a possibilidade de deixar o seu site com uma cara única é incrível. Os temas possuem painéis administrativos próprios, que permitem a alteração de logos, cores e posições dos elementos, fazendo com que dois sites que utilizem o mesmo tema possam ficar bem diferentes um do outro.
Temas pagos (também conhecidos como Premium Themes) variam entre $10 ~ $70 (dólares mesmo), podendo ser mais caros que isso dependendo do que o tema ofereça. Mas a vantagem de pagar por um tema é que a quantidade de sites que irão utilizar a mesma customização é reduzida, e normalmente as características são superiores se comparadas aos Free, como responsividade (característica de o site poder se ajustar automaticamente aos diversos dispositivos de acesso a internet, como tablets e celulares).
Existem muitas outras vantagens que poderiam ser citadas aqui, mas o texto ficaria muito mais longo e cansativo. (eu já fiz ‘jaba’ demais do WP kkk)
Você pode saber mais sobre o CMS mais utilizado no mundo utilizando os comentários abaixo.
E caso tenha gostado muito do que leu e queria desenvolver seu site(ou até migrar o seu site atual) com o WordPress, entre em contato comigo que a gente faz algo bem bacana pro seu projeto.