Qualquer pessoa que trabalhe com o ramo da arte gráfica ou digital (cartão de visita, flyer, banner, site, blog.. qualquer coisa!) já deve ter recebido essa proposta irrecusável para ter sua marca / seu nome divulgado “de graça”:

– Infelizmente, não tenho recursos para lhe pagar por esse serviço, mas deixo você assinar a arte para divulgar seu trabalho

Sabe o que eu tenho vontade de fazer quando falam isso para mim?

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Eles acreditam que trocarem suas horas de trabalho somadas ao esforço trabalho criativo (nem sempre, mas..) é um preço mais do que justo para valer sua assinatura no projeto que você desenvolveu. Afinal, como eles dizem para tentar te convencer: o alcance desse trabalho vai ser muito grande! É publicidade de graça!

Trocar postagens ou elogios em uma rede social por uma logo ou uma imagem elaborada exclusivamente para uma postagem específica.. NÃO VALE A PENA!

Isso é, de certa forma, um insulto a essa classe trabalhadora que usa a criatividade e a habilidade com as ferramentas gráficas para conseguir seu ganha pão, ou ao menos para pagar o café que lhe dará mais algumas noites em claro.

Cá entre nós, você já pediu para um encanador fazer essa incrível troca? Ele arruma o encanamento da sua casa e você oferece ele a oportunidade de deixar a marca dele em um dos canos, ou diz que você vai deixar o imã de geladeira com a marca dele pendurado lá por uns 2 meses. “Publicidade gratuita”, não é?

Infelizmente, por mais que isso seja motivo de eterna angústia para muitos que trabalham com criação de artes em geral, é um estilo de vida que muitos novatos tomam para conseguir ter seu nome exposto de alguma forma. Quem já tem lá seu tempo de mercado não costuma fazer esse tipo de acordo. Na verdade, o abomina.

horrivel04Não vou nem entrar no mérito da “prostituição” que a área já sofre devido aos valores irrisórios cobrados por certos “profissionais” (nunca usei tantas aspas numa única postagem) ou pelos conhecidos dos que procuram nossos serviços, que fazem algo de graça e beeeeeem bacana!

A única forma de convencer seu cliente de que o preço vale o serviço é ter um bom portfólio, mostrando o que você é capaz de fazer e provar a diferença entre nós que valorizamos nosso trabalho e aqueles que fazem sites por um valor tão pequeno quanto o orgulho deles.

 

Fim de papo.