No último dia 19, a Adobe homenageou o Photoshop (provavelmente, o software mais conhecido da empresa) pelos seus 25 anos de vida.

01

O Photoshop foi criado em 19 de fevereiro de 1990, em uma era pré-digital. Em meio às gravações em videocassetes e disquetes, o idealizador do Photoshop e engenheiro de softwares, Thomas Knoll, resolveu investir em uma ideia. Três anos depois, a Adobe lançou um programa baseado em edições por meio de pixels, popularmente conhecido como Photoshop, que comemora hoje, seus 25 anos.

Vídeo comemorativo Dream On

Para celebrar a data, a Adobe divulgou um vídeo que reúne diversas funções oferecidas pelo editor, embalado pela música Dream On, do Aerosmith. Em um pouco mais de um minuto, o vídeo consegue resumir os principais pilares do Photoshop: criatividade e inovação. As imagens mostram intervenções em texto com as palavras “Dream On” e o vídeo é encerrado com o cartoon do vocalista Steven Tyler.

02

Uma curiosidade é que durante o vídeo são exibidas imagens de filmes que realmente utilizaram o Photoshop em sua elaboração, como “Avatar”, “O Hobbit”, “Como treinar o seu dragão 2” e “Shrek”. Dessa forma, a Adobe demonstra que os sonhos “digitais” dos seus usuários também podem ser realizados por meio das ferramentas criativas do Photoshop, inclusive profissionalmente.

03

Evolução do Photoshop

A equipe de desenvolvimento do Photoshop foi composta pelo diretor criativo da Adobe, Russel Brown, o diretor de marketing, Steven Guttman, e um time criativo composto por Min Wang, Nicholas Callaway e outros profisisonais. Curiosamente, o Photoshop não foi o primeiro software criado pela Adobe, esse título pertence ao Illustrator, programa de edição com vetores. Mesmo assim, foi editor de fotos que construiu uma ligação mais próxima com o público geral e está presente na vida de muitos usuários.

No início, o Photoshop tinha ferramentas básicas, que foram evoluindo conforme o avanço da tecnologia digital se expandiu. Nesses 25 anos o editor passou por 18 versões até chegar no CC 2014, integrando o pacote de softwares de edição da Adobe Collection. Hoje em dia o editor chega a suportar fotos 3D.

04

 

 

 

Pra finalizar, segue abaixo uma timeline que a própria empresa criou para homenagear o editor de pixels mais famoso do mundo (clique aqui para ver a timeline em alta resolução)

 

05
Fonte: TechTudo

Comentários

comentários