O Plano Safra 2013/2014, apresentado na segunda-feira (1º) pelo Banco do Brasil, vai disponibilizar R$ 3,4 bilhões em recursos para produtores de Mato Grosso do Sul. Este valor é 31,05% maior do que o oferecido no plano anterior, que foi de R$ 2,6 bilhões, insuficiente para atender a demanda do estado.
Com taxa anual de juros de 3,5%, o Plano Safra 2013/2014 disponibiliza recursos que beneficiarão o armazenamento de grãos no Estado. A linha de financiamento apresentada pelo Banco do Brasil como Programa para Construção e Ampliação de Armazéns (PCA) visa arcar com 100% do valor do projeto que for apresentado pelos produtores rurais que necessitam de suporte na armazenagem dos grãos.
Além de contar com o financiamento total da construção e ampliação de armazéns, variando de acordo com a capacidade financeira do produtor, os beneficiados pelo PCA terão até 15 anos, incluídos três de carência, para quitação do empréstimo. Para o diretor tesoureiro da Federação da Agricultura e Pecuária (Sistema Famasul), Almir Dalpasquale, o PCA vai contribuir para evitar possíveis problemas de estocagem. “O Estado caminha para um crescimento de área na agricultura, o que automaticamente aumenta a produção. Os recursos do Governo Federal vêm em boa hora para evitar possíveis problemas com armazenamento e auxiliar nas estratégias de mercado de cada agricultor”, ressaltou Dalpasquale.
O superintendente regional do Banco do Brasil, Marco Túlio, anunciou durante o lançamento do Plano Safra, a parceria com o Governo Federal que reformará os oito armazéns da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), instalados em Mato Grosso do Sul, e enfatizou que o PCA já está disponível nas agências do Banco do Brasil de todo o Estado a partir de primeiro de julho. “Com essas ações intencionamos viabilizar novas tecnologias para pequenos e grandes produtores e desenvolver agronegócio”, ressaltou.
28 de Junho Para Vander, poderes e esferas precisam assumir suas responsabilidades por um Brasil melhor
28 de Junho Terceiro repasse de Junho do FPM é 18,3% menor em comparação ao mesmo período de 2012
28 de Junho Congresso acelera votação de projetos sobre mobilidade urbana
27 de Junho Aprovado pelo Congresso, projeto de lei do Ato Médico prejudica municípios
27 de Junho Travessias poderão evitar atropelamentos de animais silvestres
Ver mais notícias