Localização
O município de está situado no sul da região Centro-Oeste do Brasil, no Sudoeste de Mato Grosso do Sul (Microrregião de Iguatemi). Localiza-se a uma latitude 22º28'55" sul e a uma longitude 54º18'09" oeste. Distâncias:
288 km da capital estadual (Campo Grande)
1 267 km da capital federal (Brasília)
Dados
População 2012 - 4.005 Área da unidade territorial (Km²) - 1.927,946 Densidade demográfica (hab/Km²) - 2,08 Gentílico ?? jateiense
Seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é de 0.715 segundo o Atlas de Desenvolvimento Humano/PNUD (2000)
Padroeiro: São PedroInserido na Região da Grande Dourados que experimentou um rápido crescimento econômico pela reforma agrária (Colônia Agrícola Nacional de Dourados - criado no Governo de Getúlio Vargas) instalada na região em 1943, recebendo migrantes colonos de todo o país.
Seu povoamento originou-se em 1954 quando começaram a chegar os primeiros colonos. Entretanto, a efetiva colonização de Jateí só foi consumada quando os colonos cruzaram o Rio Dourados invadindo uma área não incorporada ao projeto, obrigando o governo a criar uma segunda zona da colônia em outra área previamente delimitada, elaborada pel Tacito Pace, onde foi implementado o novo povoado, em 1956.
O município foi criado pela lei nº 1950, de 11.11.1963.
Comemora-se dia 11 de novembro sua emancipação.
Uma parcela do município, área de colônia, desenvolveu o cultivo de culturas anuais de subsistência, comercializando o excedente. A outra grande parcela, ocupada por grandes fazendas, oriunda da Companhia Mate Laranjeira, se dedicava as explorações da pecuária em áreas extensivas procurando o crescimento e a estabilidade econômica.
Eram terras originalmente ocupadas pelos índios Terenas e Kaiwás e posteriormente, ao final da Guerra do Paraguai (1864-1870), soldados e escravos permaneceram na região ocupando parte das terras, iniciando assim um processo de ocupação lento das terras pelo homem branco.
A origem do nome de Jateí é uma variante do nome Jataí, que diz respeito a uma espécie de abelha silvestre cujo mel é muito apreciado.
Diz a lenda que o povoado não tinha nome, era apenas mais uma vila pertencente a Dourados e esta comunidade era composta por agricultores de subsistência que viviam cortando árvores para seu sustento. Num dado dia, alguns homens do povoado foram cortar lenha em uma mata que sabidamente tinha abelhas jataí, por lá retiraram a madeira que queriam e foram embora. Ao chegar em casa o filho de um dos homens perguntou, "pai cadê o machado do Senhor?" e ele espontâneamente respondeu, "esqueci lá no Jateí". Assim, diz a lenda, deu-se o surgimento do nome de Jateí.
Formação Administrativa
Elevado à categoria de município com a denominação de Jatei, pela lei estadual nº 1950, de 11-11-1963, desmembrado do município de Dourados. Sede no atual distrito de Jatei. Constituído do distrito sede. Instalado em 02-05-1965.
Em divisão territorial datada de 31-XII-1968, o município é constituído do distrito sede.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2009.
O município de Jateí sempre teve como força econômica a agricultura e a pecuária. Nas décadas de 60 até meados dos anos 80 as lavouras que se destacavam eram algodão, café e mandioca.
Na agricultura tem destaque importante na qualidade e eficácia da produção de mandioca (6º) e no algodão (17º).
Na pecuária também sempre foi um braço econômico importante no município sendo este um dos grandes produtores do Estado até hoje. O município teve uma explosão na produção de intensiva de frangos e suínos, tendo acomodado ao longo dos últimos 20 anos uma grande quantidade de barracões de aves e porcos. Além de incluir no seu arsenal leiteiro uma grande quantidade de gado leiteiro de alta produtividade, passando a ser o 11º no Estado. Na produção de casulo de seda é o 10º.
O rebanho tem um número de cabeças (2002):
Bovinos - 152.584
Suínos de Corte - 14.400
Equinos - 1.044
Ave de Corte - 1.464.000
Ave Caipira - 242.000
Outros dados (2001):
Produção de Lã: 7 toneladas
Leite: 14,4 milhões de litros
Mel de Abelha: 2 toneladas
Ovos de Galinha: 40 mil dúzias
Rose
-
PSL
José Pereira
-
PMDB
Tiquinho
-
PT
Neres
-
PR
Tinda
-
PDT
Milca
-
PR
Novinho
-
PDT
Jeovani
-
PSD
Armando
-
PSD
prefeito - Arilson Nascimento Targino (PMDB)
vice - Joao Dias (PDT)
Endereço: Av. Professora Bernadete Santos Leite, 382 Cep: 79720000
Data de Emancipação: 11/11/1963
Jateí tem alguns atrativos para população de toda região como a cachoeira do Rio Verde onde vem excurções de outras cidades para se divertiram nos dias quentes. Um ponto que está se desenvolvendo no município é o turismo, pois parte do território de Jateí foi usada na criação do Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema.
Ao longo do ano, são realizadas várias festas como baile de réveillon, festa de carnaval, semana do município, a tradicional FESTA DO MILHO e como destaque a Festa da Fogueira. Nesta é realizada uma grande festa ao padroeiro da cidade São Pedro, no dia 29 de junho, sendo realizada a queima da maior fogueira do País, segundo o RankBrasil (2006), com um grande e belo show pirotécnico. Em 2007, a Festa da Fogueira passou a ser realizada no Parque da Fogueira, local com grande área de lazer e com infra-estrutura digna de grandes parques do Brasil. Existe também o Salão Paroquial onde são promovidas festas e baile ao longo do ano todo.
Jateí se orgulha do seu Centro Social, local onde tem-se atividade de artesanato, criação, reunião de grupo de idosos, grupo contra o cancer, e local de treino e sede da Banda Municipal Raio de Luz, banda que tem um grande número de jovens que treinam de forma intensa e estão sempre viajando na disputa de campeonatos.
A Praça municipal, é um ponto de encontro das pessoas, tem-se ao seu redor bares e lanchonetes que são verdadeiro point de encontro.
O município tem apenas uma biblioteca pública localizada na praça, com um grande acervo.
Monumentos
Cristo Redentor, já na entrada cidade.
Monumento das Abelhas - homenagem à origem do nome da cidade.
Um busto de bronze em homenagem a Professora Bernadete Santos Leite, uma das fundadoras do município.