Localização
A cidade de Bonito está localizada no sul da região Centro-Oeste do Brasil, á oeste de Mato Grosso do Sul, sobre o Planalto da Bodoquena (popularmente conhecido como Serra da Bodoquena) e Depressão do Miranda. Localiza-se a uma latitude 21º07'15" sul e a uma longitude 56º28'55" oeste. Distâncias:
265 Km da capital estadual (Campo Grande)
1.399 km da capital federal (Brasília)
Dados
População 2012 - 19.985 Área da unidade territorial (Km²) - 4.934,414 Densidade demográfica (hab/Km²) - 3,97 Gentílico ?? bonitense
Seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é de 0,77 segundo o Atlas de Desenvolvimento Humano/PNUD (2000)
Padroeiro: São PedroOs índios guaícurus foram os primitivos dominadores de vasta região ao sul do Mato Grosso; desde as escarpas da serra de Maracaju até as planuras do Pantanal. Eram exímios cavaleiros, arte que aprenderam com os castelhanos; povo com que conviveram, durante algum tempo, pacificamente em virtude do trabalho de catequese dos jesuítas espanhóis. Sua perícia em cavalgar, aliada `sua versatilidade guerreira lhes facilitou estender seus domínios por toda a zona pantaneira, onde os acidentes do terreno lhes permitiam, com suas montarias velozes, fustigar e manter afastadas outras tribos, os bandeirantes paulistas e os próprios castelhanos que buscavam vasculhar seus domínios.
No ciclo das incursões dos filhos de Castela, partidas de Assunção em busca da conquista da região sul de Mato Grosso, teve o atual Município de Bonito suas terras ocupadas por Ruy Dias de Melgarejo, fundador da cidade de Xerez, às margens do Rio Mondego, atualmente, Rio Miranda; destruída em 1632 pelo bandeirante Antônio Raposo Tavares.
Durante a guerra sustentada contra o Ditador paraguaio Francisco Solano Lopes, a região sofreu o inevitável colapso, consequente da invasão das tropas inimigas e que, somente muito tempo depois, foi remediado com a volta a seus pagos dos remanescentes da catástrofe.
Da passagem das tropas paraguaias, existem ainda nas proximidades da cidade, sobre o Rio Formoso, as vigas de aroeira, de um aponte mandada construir pelo seu comandante. Assim a região de Bonito, mesmo apresentando relativa população rural, teve que esperar ainda muitos anos para que se verificasse a condensação de um povoado.
O núcleo habitacional que futuramente se transformaria na Sede do município, se iniciou em terras da fazenda Bonito, que possuía uma área de 10 léguas e meia e foi adquirida do Sr. Euzébio, pelo capitão Luiz da Costa Leite Falcão que aí aportara em 1869 e é considerado o desbravador de Bonito, tendo sido também seu primeiro escrivão e tabelião.
Pela Lei nº 693, de 11 de novembro de 1911, foi criado o Distrito de Bonito, desmembrado do Município de Miranda, com sede no povoado do mesmo nome.
A fundação oficial da cidade de Bonito, entretanto, se deu no dia 24 de fevereiro de 1927, pelo capitão Ignácio de Faria, genro do desbravador capitão Luiz da Costa Leite Falcão.
Dentre as inúmeras pessoas presentes fundação da cidade, destacamos: Capitão Luiz da Costa Leite Falcão Filho, comerciante, montou a primeira olaria e o primeiro matadouro público do município. Foi também um dos fundadores da primeira casa de ensino, denominada Escola Mista, sendo nomeada D. Durvalina Dorneles Teixeira como sua primeira professora e inspetor, Bonifácio Gomes; Nelson Teixeira, primeiro agente dos Correios e telégrafo; Dr. Conrado Conte, primeiro médico a militar em Bonito; Aldo Bongiovani, farmacêutico; Claudionro Trelha que exercia na época as funções de Juiz de paz; Arlindo Flores, um de seus mais antigos comerciantes.
O topônimo do município adveio do nome da fazenda em cujas terras sua sede foi fundada.
A economia do município é baseada no Turismo, Pecuária , Agricultura e Mineração.
Josmail
-
PT do B
Pedrinho da Marambaia
-
PMDB
Joao Ligeiro
-
PDT
Nixon Vieira
-
PPS
Edvaldo Rebeque
-
PTC
Leonardo Casanova
-
PSDB
Pedrinho da Ponte
-
PMDB
Joao Antonio
-
PSB
Ozair Silveira Xavier Bigaton
-
PSD
Linda Balta
-
PDT
Nandinho dos Correios
-
PT
Eleições em 3 de março
Cachoeiras
Percorrer trilhas para tomar banho nas cachoeiras e piscinas naturais de águas cristalinas é uma das opções de atividade em Bonito (MS). O destino de ecoturismo reconhecido internacionalmente possui diversos passeios para quem gosta de estar em contato com a natureza, observar os animais silvestres e se refrescar.
As cachoeiras de Bonito, em sua maioria são de tamanho reduzido e com volume de água reduzido, mas que podem aumentar em determinadas épocas do ano. As plantas que crescem sobre as cachoeiras dão ao visitante a impressão de que as quedas d'água estão vivas.
Boca da Onça Ecotur - O visitante percorre trilhas dentro da mata e diversas cachoeiras, além de poder nadar em duas piscinas naturais: o Poço da Lontra e a Cachoeira Boca da Onça, com 156 metros de altura, a mais alta de Mato Grosso do Sul.
Cachoeiras do Rio do Peixe - Na Fazenda Rio do Peixe, o visitante encontra cachoeiras, piscinas naturais e diferentes espécies de animais, como macacos, araras, tucanos e outros.
Ceita Corê - Trilha pela mata ciliar com cachoeiras, piscinas naturais e pequenas grutas. Durante a trilha o visitante pode admirar a vegetação e observar espécies de árvores como aroeira, ipê, bálsamo, canafista, castelo, angico, peroba e outras, além de avistar animais silvestres como catetos, queixadas, capivaras, pacas e tamanduás.
Estância Mimosa - O visitante percorre uma caminhada pela mata ciliar do Rio Mimoso, onde passa por 8 cachoeiras de tamanhos e formas variadas. Durante o passeio, o visitante pode tomar banho nas piscinas naturais, conhecer pequenas grutas e saltar de uma plataforma de 6 metros de altura. O guia mostra as espécies de fauna e flora encontradas na região.
Parque das Cachoeiras - Uma trilha ecológica na mata ciliar do Rio Mimoso, na qual o visitante conhece sete cachoeiras formadas por tufas calcárias (rocha calcária muito porosa) e pequenas cavernas.
Passeios
Aquário Natural
O Aquário Natural impressiona pela limpidez da água, onde você flutua num mundo de belezas e convive por algum tempo com várias espécies de peixes e uma grande variedade de vegetação aquática.
Os cardumes são ótimos anfitriões e acompanham por entre as plantas aquáticas ondulantes. No leito do rio, pedriscos de formação calcária, a responsável pela limpidez da água, refletem a luz do sol em tonalidades que variam do azul ao prata. A diversidade da fauna e flora aquáticas é de fazer com que qualquer pessoa sinta-se num imenso aquário, como de fosse um de seus habitantes.
Durante a flutuação você desce o rio Baía Bonita com equipamento necessário para não tocar no fundo e nas plantas para evitar que a água turve. Quem não quer flutuar pode acompanhar o grupo em barco de apoio, logo atrás.
A recepção, o restaurante e o Museu são construções rústicas de troncos de árvores e cobertura de sapé. Na piscina você pratica o uso de máscara e snorkel antes de ir para o rio.
Balneário do Sol
Localizado às margens do Rio Formoso, conhecido pela transparência de suas águas e diversidade dos seus peixes. Um lugar mágico, com exuberante fauna e flora da região, lindas cachoeiras e uma excelente infraestrutura.
Natureza, conforto e lazer num só lugar para todas as idades. No balneário possui restaurante, lanchonete, churrasqueiras individuais e cobertas, dois parques infantis, quatro salões de jogos, quadras esportivas, tirolesa e trampolim, piscina de água corrente, redários e animais para produção de fotos, como búfalos, Lhamas e pôneis.
Boca da Onça
Fascinante! Assim pode ser definido o trajeto no meio da mata inteiramente preservada, passando por muitas cachoeiras, em trilhas que proporcionam total segurança. As cenas magníficas renovam-se a cada passo, passando por várias cachoeiras cristalinas.
Uma paradinha na caminhada para se refrescar e nadar em duas piscinas naturais: o Poço da Lontra e a Cachoeira Boca da Onça, com 156 metros de altura, a mais alta do Estado do Mato Grosso do Sul e uma das mais espetaculares do Brasil.
Vários pontos de banho no rio Salobra. No meio do trajeto, uma pausa na área de descanso - o quiosque - que dispõe de bar, banheiros e enfermaria. Local para relaxar, observar a mata e os impressionantes paredões de calcário.
Jardineira Motorizada, uma opção de retorno ao receptivo, ou quem preferir pode ir a pé, por trilha alternativa.
Terminando a caminhada pelas trilhas ou rapel, chega a hora de um merecido descanso no receptivo. Não se pode resistir: são duas piscinas com água corrente, cachoeiras e hidromassagem.
Gruta do Lago Azul
Descoberta por um índio Terena em 1924, a caverna possui em seu interior um lago azul com dimensões que a tornam uma das maiores cavidades inundadas do planeta. Em 1992, uma expedição Franco-Brasileira de mergulhadores, encontrou uma série de fósseis de mamíferos - como o tigre de dente de sabre e preguiça gigante - que viveram durante o período geológico do Pleistoceno - 6.000 a 10.000 anos atrás.
Após uma descida de 100 m, depara-se com um lago de águas intensamente azuladas, cuja profundidade estima-se ser de 90 m. Com suas formações geológicas - não só o teto como o piso da gruta são repletos de espeleotemas de várias formas e tamanhos - desperta a atenção dos turistas e pesquisadores do mundo inteiro. Ninguém sabe ao certo de onde vêm suas águas, acredita-se na existência de um rio subterrâneo, que alimenta o lago.
Parque Ecológico Rio Formoso
O parque apresenta um belo e agradável receptivo. A caminhada segue por uma trilha na mata ciliar, margeando o Rio Formoso. Subindo o Morro da Piúva avista-se ao longe a Serra da Bodoquena.
A flora exuberante atrai pássaros e animais silvestres. A caminhada de 2.300 m termina no Deck Paraíso onde se inicia a descida do Rio Formoso. O visitante mergulhará próximo a cardumes de peixes, entre algas e troncos submersos. No retorno, o Restaurante da Lagoa oferece apetitosas refeições.
Praia da Figueira
Conheça a praia de Bonito com água doce e transparente, peixes, areia branca, bar molhado, carretilha de 30 metros, pula-pula, Discovery no naufrágio duplo (avião e barco), flutuação, scotter, caiaques, biribol, vôlei de areia, frescobool... Tudo acompanhado de muito sol e calor.
No bar da Figueira deliciosos petiscos para saborear a beira da areia e no Restaurante da Praia será servido um carápio com o melhor da culinária regional debaixo da figueira. E depois de um dia de muita diversão você ainda poderá tirar aquele cochilo no redário.
Sites úteis
http://www.bonito.ms.gov.br/portal1/intro.asp?iIdMun=100150017 http://www.bonito-ms.com.br/ http://www.bonitoinforma.com.br/