– Mas como assim.. uma recomendação?

O HTML5 não é uma linguagem para estruturação e apresentação de conteúdo originalmente desenvolvida pelo pessoal da W3C. Um grupo de desenvolvedores chamado de WhatWG foi quem  iniciou o trabalho do novo padrão HTML em 2004, quando o World Wide Web Consortium (W3C) estava se concentrando no futuro desenvolvimento do XHTML 2.0, e o HTML 4.01 não tinha sido atualizado desde 2001.

Em 2009, o W3C decidiu que o Grupo de Trabalho do XHTML 2.0 deveria parar seus trabalhos, e assim, descontinuar o padrão. Desta forma o W3C e o WHATWG passaram a trabalhar juntas no desenvolvimento do HTML5.

Esta linguagem possui uma série de qualidades e funções importantes para desenvolvedores Front-end: eliminam a necessidade de instalação de plugins para reprodução de conteúdo multimídia; possuem uma semântica mais simplificada e fácil de aplicar; permite a criação de (incríveis) animações e muito mais.

Com a evolução da linguagem, os navegadores passam da categoria “mostradores” de páginas para um renderizador de “web software“.

E no final de Outubro desse ano (2014), o pessoal da W3C finalmente recomenda, tendo as especificações da linguagem como finalizadas. Neste link você confere a postagem oficial.

Se você ainda não aprendeu a trabalhar com o HTML5 (já passou da hora, ein?), pode acessar esse link e conhecer as novas tags da linguagem.

infográfico-html5